Já aconteceu alguma situação na qual você sabe que precisa perdoar algo ou alguém, mas parece não conseguir? Acredito que isso acontece com todos nós em algum momento da vida e as vezes não sabemos como agir. Nesse post vamos te ajudar a pensar de maneira diferente sobre o assunto e vamos ajudar você a se perdoar e perdoar os outros.
Não há nada pior que aquele pensamento insistente que consome nossas emoções. Sentimento de culpa, de raiva, de indignação entre outros sentimentos pesados que insistimos em carregar, que por sinal pesa muito e não agrega nada nas nossas vidas.
A primeira pergunta que devemos fazer para nós mesmos é: Quem nunca errou? Todos nós erramos em algum momento da vida e não somos piores por isso e podemos ser até melhores se aprendermos com os erros. Se perdoar e perdoar as pessoas é um ato de sabedoria, onde a pessoa que mais ganha é você.
Reflita e perceba que todos nós damos o melhor de nós todos os dias, nós fazemos o melhor que podemos fazer, você fez o melhor que podia com a experiência e valores que tinha, quase nunca a pessoa erra com o propósito de errar. Seus pais fizeram o melhor que podiam com os recursos que os mesmos tinham naquele momento (nível de experiência e maturidade, valores, crenças, etc.), seus amigos que te magoaram provavelmente também fizeram o melhor que podiam de acordo com os interesses da época. Todos nós fazemos o melhor de acordo com nossos recursos. Pense nisso.
Pense também que não é possível agradar a todos, muitas das suas escolhas só vai agradar a alguns e não a todos e muitas das escolhas dos outros vai agradar a alguns e pode algumas vezes não agradar você.
Geralmente quando temos que perdoar algo ou alguém, é algo que aconteceu no passado que você insiste em remoer. A partir do momento que o sentimento está dentro de você, você é o único responsável por esse sentimento, então se desfaça dele o quanto antes. Não podemos gastar nossas energias com algo que não trará nada de bom para nós, podendo até mesmo nos fazer adoecer.
A primeira pessoa a se libertar é você no ato de perdoar. Seja livre dos sentimentos que te aprisionam, ocupe sua mente com pensamento bons, não deixe a magoa minar sua vida. Não é necessário dizer para a pessoa que você está perdoando a mesma e muito menos é necessário conviver com essa pessoa caso não confie mais nela, perdoe internamente, ou seja, não sinta ódio, rancor, mágoa ou qualquer mal sentimento por essa pessoa.
Uma dica muito legal para iniciar o processo de perdão é dedicar 1 minuto do seu dia todos os dias para irradiar amor, sucesso e tudo que há de melhor para essa pessoa. Parece estranho no começo, mas isso torna você melhor, te torna mais saudável e mais puro. Faça isso pelo período que achar necessário, até perdoar essa pessoa ou até perdoar você mesmo.
Resumindo, perdoe tudo e a todos, queira o bem para todos, saiba que errar é humano e todos dão o melhor de si sempre (mesmo às vezes parecendo que não), saiba que o maior beneficiado é você quando perdoa.
Irradie perdão sempre!
Um forte abraço.