A ansiedade tem sido uma constante nos dias de hoje. Tudo é muito acelerado, incerto, imediato, são muitas preocupações e pensamentos no futuro.
O que eu tenho a te dizer é: Calma! O amanhã vai chegar, não viva o futuro hoje, pois assim você perde a dádiva do presente. Se hoje você vive boas ilusões no futuro, você se sentirá mal se isso vier a não se realizar e se você se preocupa pensando em acontecimentos negativos para o seu futuro, duas coisas acontecem: Você sofre em vão, pois suas tragédias podem não acontecer (vamos torcer para isso), ou sofre duas vezes, se acontecer (sofre hoje e sofrerá quando ocorrer).
Estar ansioso é um sofrimento desnecessário e sem fim. Te faz ter uma vida sem presença, sem verdade e de meras hipóteses. Quando você está aqui, você vai sempre querer estar lá (no futuro) e quando você estiver no futuro, vai sofrer por não ter se concretizado a fantasia que você imaginou tempos antes ou por você sofrer mais uma vez todos os sofrimentos já sofridos em sua imaginação.
Palavra bíblica e muito sabia é pensar que “não se preocupeis com o dia de amanhã, cada dia basta o seu cuidado”. Tenha certeza que você está vivendo o hoje, que você está fazendo o seu melhor hoje, que apesar dos problemas, ainda assim você tem motivos para sorrir. Sua missão de vida é simplesmente viver o agora.
Cuide do seu hoje, sem pretensões futuras, sem remoer o passado. Pratique a meditação para voltar ao momento presente, a respiração profunda, a gratidão pelo dia de hoje. Não temos como prever o futuro, nem perca seu tempo tentando, pois o futuro é incerto e pode mudar de acordo com as circunstâncias e escolhas (não só suas, mas também dos outros).
Para ajudar com sua ansiedade experimente:
- Aceitar que não se pode ter o controle de tudo:
- Se cobrar menos, pois somos imperfeitos e estamos em constante aprendizado;
- Fazer exercícios físicos, cuidar de você e da sua alimentação;
- Estar presente com as pessoas que você ama;
- Ajudar quem precisa de você, praticando a empatia e o altruísmo;
- Praticar meditação e gratidão;
- Se for necessário procure ajuda de um profissional de saúde para tratar a ansiedade.
E para finalizar digo: Deixa pra lá a ansiedade, pois ela não te leva a nada!
Abraços.