A meditação e o ato de respirar

A respiração tem o poder de nos deixar agitados e o poder de nos acalmar. É algo tão simples, que poucos notam a importância da respiração.

Muitas vezes ouvimos falar dos benefícios da meditação e mesmo assim as pessoas não meditam, pois não tem ideia do quanto é fácil. Geralmente no momento da meditação, nós nos sentamos na posição de lótus e começamos a respirar e os pensamentos começam a surgir.

Quando os pensamentos surgem temos a impressão que estamos fazendo a meditação de maneira errada, entretanto não é bem assim. É normal ficar preocupado ou ansioso quando entramos em silencio, nem sempre estamos preparados para estar conosco e parar para nos ouvir.

Uma técnica para tirar atenção dos pensamentos é prestar atenção na respiração. Caso um pensamento comece a se aconchegar apenas preste atenção na sua respiração, quanto mais praticar mais fácil será prestar atenção na respiração.

Então para meditar é preciso apenas tomar consciência da respiração, não há regras, basta estar em uma posição confortável, ficar em silêncio e tomar consciência do ar que entra e do ar que sai. Os pensamentos virão, é natural e ainda bem que os pensamentos existem, eles fazem parte do nosso ser.

Comece a fazer as respirações durante dois minutos do seu dia. Não há posição e nem momento correto para meditar. Encontre uma posição confortável seja ela qual for e escolha um momento que não seja incomodado por ninguém. Inicie a respiração e concentre-se nela por esses dois minutos. Uma dica é colocar um despertador para saber quando parar e não ficar ansioso para saber se já passou ou não os dois minutos.

Após um tempo de prática você poderá também, além de prestar apenas atenção na sua respiração, prestar a atenção em outros sentidos, assim você ampliará seu poder de percepção. Faremos um post sobre como meditar com todos os sentidos.

Até a próxima!

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *